Aguarde...

CECGP

SVT Consultores
CECGP

Dia do Advogado Trabalhista

Data comemorativa: 20 de Junho   ONU
Compartilhar

O advogado trabalhista lida com o mais social dos direitos, responsável pela representação de seus clientes na eterna luta em prol da justiça social e equilíbrio entre o capital e o trabalho.


  • Imagem

Hoje é Dia do Advogado Trabalhista! Muitos perguntam: se já existe um dia 11 de agosto como dia de todos os advogados, por que criar um dia em separado para os “advogados trabalhistas”?

O advogado trabalhista lida com o mais social dos direitos, responsável pela representação de seus clientes na eterna luta em prol da justiça social e equilíbrio entre o capital e o trabalho.

Ser advogado trabalhista não é só ir à juízo como porta voz de seus clientes, mas arauto de transformação social e combate ideológico.

Ser advogado trabalhista é planejar estrategicamente o futuro do empregador e defender corajosamente os direitos vilipendiados dos empregados.

Por fim, uso as palavras do grande advogado trabalhista Nilton Correia, da ABRAT (Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas), pois nos dá em nosso coração a razão do dia 20 se junho:

“Qual a razão de sermos “especiais” e termos um “dia” nosso?
Alguns dizem que é porque  trabalhamos em uma Justiça “especial” e não em uma Justiça “comum”, como afirma o querido Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Presidente da ABRAT. Pode ser.
O advogado trabalhista é aquele que tem os menores prazos e a maior quantidade de atos a praticar. Não fazemos uma audiência por semana, mas uma audiência por minuto.
Temos muito volume de trabalho e pouco volume de honorários. Exatamente porque atuamos em processos “especiais”, não temos acesso a honorários sucumbenciais.
Mas nós – e somente nós – nos aglomeramos em entidades associativas, tanto no plano horizontal quanto vertical, tanto as nossas associações locais como a nossa nacional ABRAT.
Nós atuamos com o que há de mais precioso na sociedade: o trabalho humano. Por isso, temos de ser “especiais” e compreender não apenas o direito, mas economia, sociologia, psicologia…
Atuamos em um segmento denso e tenso. Por isso temos de ser “especiais” no ato da compreensão, da atenção, da dedicação.
Somos “especiais” no fervor e no amor.
Somos “especiais”, porque somos humildes, dedicados, companheiros, parceiros. Simples como a vida, complexos como o viver.
Conhecemos nossas alegrias e nossas tristezas.
Sabemos dos nossos feitos e defeitos.
Sabemos espetar a luta com o gume da paz. E conciliar.
Sabemos “redemoinhar” como ninguém um corredor de audiências.
Cuidamos de usar a palavra para agradar e não para agredir, mas quando precisamos agredir não há palavras para nos definir.
Somos “especiais” exatamente porque não somos especiais.
Somos trabalhistas.
Advogados Trabalhistas.
Que orgulho!
SALVE O 20 DE JUNHO!”

Parabéns a todos nós!

*Rafael Lara Martins é advogado e presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT).





Listar datas comemorativas