Aguarde...

CECGP

SVT Consultores
CECGP

Dia dos Idosos

Data comemorativa: 27 de Fevereiro   ONU
Compartilhar

Segundo dados do IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística —, no Brasil a população idosa — composta por pessoas de mais de 60 anos —, é de 15 milhões, o que representa mais de 8% da população...


  • Imagem

 Além dessa data, os idosos também são lembrados internacionalmente em 27 de setembro.


Segundo dados do IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística —, no Brasil a população idosa — composta por pessoas de mais de 60 anos —, é de 15 milhões, o que representa mais de 8% da população. Nos próximos 20 anos, este número poderá ultrapassar 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população.
Em Santa Cruz do Rio Pardo, a única instituição responsável por abrigar idosos é o Lar São Vicente de Paulo, fundado em março de 1946. A atual presidente, Nilda Pereira dos Santos Caricati, contou que na época de sua fundação a casa abrigava majoritariamente pessoas carentes. “Naquele tempo pessoas com mais de 40 anos eram consideradas idosas, pois, devido à alimentação e estilo de vida da época, envelheciam mais rápido. A falta de aposentadoria e a necessidade de cuidados fazia com que estas pessoas procurassem o lar para morar”, lembra.


Alzheimer — Uma preocupação dos dirigentes do Lar São Vicente de Paulo é quanto aos portadores do Mal de Alzheimer, doença que afeta o funcionamento do cérebro e que se complica com o avanço da idade. Geralmente, pacientes com Alzheimer têm dificuldades para falar, lembrar, aprender, fazer julgamentos e planejar. Alguns podem ser tornar mal-humorados e inquietos.


Nilda Caricati revela que, pelo estatuto do idoso, algumas exigências são necessárias para que uma casa possa abrigar portadores da doença. “Por enquanto não temos condições, já que o portador da doença necessita de cuidados exclusivos. Para que possamos abrigar pessoas com Alzheimer, temos que ter espaço físico separado e um enfermeiro para cada paciente da ala”, explicou.
Ela revela que há um projeto de implantação de leitos para pessoas portadoras de Alzheimer devido à procura na cidade. “Vamos amadurecer a idéia e pedir a colaboração da comunidade e autoridades”, relata a presidente.



Visitas — Nilda Caricati contou, ainda, que os idosos recebem a visita de familiares duas vezes por semana, mas que se alegram mais ainda quando pessoas da comunidade se dispõem a conversar e trocar experiências. “Quase todos têm visitas. Alguns, muito idosos e já com problemas sérios de saúde, se desligaram da família, mas não sentem falta devido ao estado físico e mental muito prejudicados. Pedimos que as pessoas venham conhecer nosso trabalho e disponibilizem um pouco de seu tempo para conversar com os moradores do lar. Eles ficam muito felizes quando isso acontece”, relatou Nilda Caricati.

.
O Colégio Objetivo Santa Cruz deu início a um projeto no Lar São Vicente de Paula neste ano. Nilda Caricati contou que os alunos farão visitas regulares e já apresentaram peças teatrais aos idosos.

 





Listar datas comemorativas