Aguarde...

CECGP

SVT Consultores
CECGP

Comissão Europeia vem ao Brasil para expandir cooperação industrial

10 de Outubro de 2013
Compartilhar

A UE é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, e este é o maior parceiro comercial do bloco na América Latina. Para se ter uma ideia, em 2011, as trocas com o Brasil representaram 37% do comércio total do bloco com a região e 43% dos investiment


  • Imagem

Publicado em Portugal Digital da Redação, com Agência Brasil

Brasília - Com o intuito de ampliar as parcerias para a cooperação industrial entre a União Europeia (UE) e o Brasil, o vice-presidente da Comissão Europeia, responsável pela área de indústria e empreendedorismo do bloco, Antonio Tajani, chega quinta-feira (10) em Brasília, onde ficará por dois dias.

A UE está entre os principais parceiros comerciais do Brasil, que por sua vez é o maior parceiro comercial do bloco na América Latina. Em 2011, o comércio do Brasil com a União Europeia representou 37% do comércio total do bloco com a região e 43% dos investimentos na América Latina.

Em Brasília, Tajani terá reuniões preparatórias à reunião ministerial do Grupo de Trabalho da União Europeia e o Brasil, que ocorrerá em Bruxelas (Bélgica), em fevereiro.

O grupo foi criado para  analisar as possibilidades econômicas entre o Brasil e o bloco. As áreas em discussão são os contatos empresariais, a exploração da cooperação industrial e o apoio às micro e pequenas empresas.

Tajani deverá se reunir com os  ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e Aloizio Mercadante (Educação), além do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, e do presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo.

Comércio em números: Brasil e UE

Os dados sobre o comércio indicam um ligeiro crescimento do conjunto dos fluxos comerciais bilaterais da União Europeia com o Brasil, de 75 bilhões de euros, em 2011, para 76,7 bilhões de euros em 2012.

No ano passado, 90% das exportações da União Europeia para o Brasil foram produtos industriais, sendo que o equipamento de transporte e as máquinas constituíram 49% das exportações e os produtos químicos representaram 21%.

Os produtos primários, como os alimentos, as bebidas e as matérias-primas — soja em grãos, bagaço de óleo de soja, minério de ferro, café e petróleo bruto — representaram mais de 70% das importações na União Europeia oriundas do Brasil. O Brasil continua a ser o maior fornecedor da UE de produtos agrícolas.





Listar notícias