Aguarde...

CECGP

SVT Consultores
CECGP

Dia da Promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente

Data comemorativa: 13 de Julho   ONU
Compartilhar

Neste período, estatuto se consolidou como principal instrumento de promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes


  • Imagem

Publicado no Portal Brasil

Estatuto da Criança e do Adolescente

O documento é um marco da proteção à infância no País e substituiu o Código de Menores. Criado em 1927, o Código de Menores representava um avanço já que trazia à tona uma legislação específica para crianças e adolescentes, inclusive com a ideia que crianças fossem separados das prisões e instituições de adultos.  No entanto, trazia na sua essência um olhar para a infância pobre, abandonada e em conflito com a lei para garantir a ‘ordem social’. Era um sistema focado na proteção e assistência através da justiça e assistência social marcando de forma pejorativa o termo ‘menor’.

A promulgação do ECA, em 1990, trouxe uma nova perspectiva, de prioridade absoluta às crianças e aos adolescentes e como sujeitos de direitos. Inspirado na Convenção das Nações Unidas pelos Direitos da Criança, de 1989, que o Brasil foi o primeiro País a ratificar. Outra grande novidade foi que, pela primeira vez na nossa história, a construção desse marco legal previa a articulação de um sistema com vários atores.

Fonte: Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República





Listar datas comemorativas