CECGP

Pagina em Desenvolvimento

SVT FACULDADE

Nisi utile est quod facimus, stulta est gloria!

Apresentação

Contém o presente documento uma proposta de realização do Curso de Especialização em Gestão Pública, na modalidade presencial, sobre a responsabilidade da SVT Faculdade de Ensino Superior, sediada em São Luis, capital do Estado do Maranhão.

Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu voltado para a formação continuada e pós-graduada de agentes públicos ou meras pessoas que estejam interessadas em ampliar seus conhecimentos específicos sobre gestão pública.

O curso está inserido nas políticas da instituição, visando dar uma resposta às inúmeras dificuldades encontradas pelos governos no âmbito federal, estadual ou municipal.

Com a evolução dos tempos, percebem-se inúmeras e variadas mudanças no campo da administração pública, sobretudo quanto à qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, a exemplo do que ocorre na área da saúde. A partir dessa compreensão, o Ministério da Educação vem incentivando às instituições universitárias a colocarem suas competências a serviço da sociedade, contribuindo na formação de quadros de gestores, que possam melhorar os padrões dos serviços públicos e responder às inúmeras necessidades das diversas comunidades, sobretudo as mais necessitadas.

Nesse contexto, a SVT Faculdade de Ensino Superior mantém seu programa de pós-graduação lato sensu oferecendo cursos de especialização especialmente aos servidores públicos que queiram melhorar sua formação ou mesmo sua carreira.

Justificativa

O Maranhão ocupa um dos lugares mais baixos não ranking que avalia a gestão pública no país. Dentre os itens apresentados pela média nacional, a gestão pública no estado apresenta baixos índices em sua infraestrutura, solidez fiscal, sustentabilidade social, segurança publica e eficiência da máquina. Com esses baixos índices, o Estado do Maranhão não acompanha o desempenho de outros estados, tendo sido ultrapassado pelo Amapá e Sergipe, ficando a frente, apenas do Estado do Acre.

Essa realidade chama a atenção dos gestores e das instituições de nível superior do estado, para a melhor qualidade dos gestores maranhenses de modo a poderem contribuir na melhoria do nível de qualidade das organizações federais, estaduais e municipais, no que se refere à gestão pública. No cerne dessa realidade, tem-se dado atenção especial à qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Não basta a necessidade de qualificar os quadros públicos existentes na gestão estadual. Sempre existirão pessoas que querem disputar cargos públicos e desejam aprender mais ou já ocupam um cargo e querem ser mais qualificadas em sua profissão. Há, também, aqueles que não ocupam cargos públicos, mas se interessam em aprender mais sobre os órgãos e as instituições públicas sejam estaduais, federais ou mesmo municipais, buscando melhor conhecer seus direitos e deveres.

Conhecimentos sobre gestão pública são os mais requisitados nos atuais concursos públicos, considerando que a gestão pública é a atividade da administração mais executada pelos órgãos públicos, pelo fato de esses órgãos tratarem do interesse e dos serviços públicos.

Atualmente, no Brasil, pede-se muito pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, cuja aplicação tem exigido capacidade e conhecimentos específicos. O que se tem observado, nesse mister, é que nem todos os gestores possuem os necessários conhecimentos para bem cumprir a legislação. Outro campo disponível, no mercado de trabalho, diz respeito às Organizações Não Governamentais (ONGs) que exigem, também, dos seus profissionais que atuam nas diversas atividades da gestão pública. Nesse campo, os cursos de gestão pública têm por objetivo formar profissionais para atuarem nas áreas de gestão dessas organizações, oferecendo aos alunos as ferramentas disponíveis para planejar, elaborar e gerenciar projetos públicos.

Público Alvo

O curso destina-se a profissionais portadores de diploma de nível superior em Gestão Pública, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito, devidamente reconhecidos. A funcionários públicos federais, estaduais ou municipais que exerçam funções de gerenciamento ou pretendem ingressar no serviço público em órgãos ou instituições públicas.

Objetivo:

1. Objetivo Geral: O Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública tem como objetivo geral a qualificação de profissionais nas funções gerenciais e na gestão de órgãos e instituições de administração pública nas diferentes esferas do governo.

2. Objetivos Específicos: Especificamente, o curso tem como objetivo:

A) Estudar a gestão pública, nas suas visões sistêmica, estratégica e interativa;

B) Contribuir para a elevação da eficiência, eficácia da gestão pública, visando um serviço de qualidade que atenda às diversificadas demandas da sociedade;

C) Desenvolver a capacidade de gerenciamento de pessoas, centrada no desenvolvimento de equipes, na comunicação e no espírito de liderança:

D) Manejar e manipular recursos financeiros e humanos, dentro da ética e das responsabilidades pessoais;

F) Fazer uso das técnicas de gerenciamento de processos e outras tecnologias de gestão, de modo a viabilizar os padrões de qualidade e produtividade na gestão pública; O planejar, programar e projetar os serviços e produtos.

Conteúdo Programático

O Curso tem uma carga horária de 420 horas e está composto por 9 módulos:

• Gestão Estratégica de Organização Pública - 40 horas

• O Público e o Privado em Gestão Pública - 40 horas

• Gestão de Pessoas em Organizações Públicas - 40 horas

• Gestão de Serviços e Materiais na Administração Pública - 40 horas

• Gestão Financeira em Organizações Públicas - 40 horas

• Organizações Públicas e Legislação - 40 horas

• Marketing e Organizações Públicas - 40 horas

• Planejamento, Plano Diretor e Gestão de Projetos - 40 horas

• Metodologia do Ensino Superior - 40 horas

• Trabalho de Conclusão do Curso -TCC 60 horas

Metodologia

Cada disciplina será desenvolvida pelo professor, através de explanação, estudo de documentos pelos alunos ou realização de exercícios. Em cada aula haverá pelo menos uma atividade prática de fixação da aprendizagem e treinamento.

A metodologia adotada tem como base a efetiva participação do aluno, orientado e estimulado pelo professor, dentro da sua própria autonomia e nos limites do processo ensino-aprendizagem. Todo esforço do corpo docente, na transmissão dos conhecimentos necessários, visa proporcionar reflexão crítica dos alunos, considerando questões concretas vividas nas mais diversas formas de gestão. Para que se alcancem tais objetivos é preciso fazer a realização de estudos de caso, simulação e execuções profissionais.

Regime de Matrícula Critérios de Aprovação e Certificação:

1. Regime de Matrículas: O aluno deverá ser matriculado no curso, devendo a matrícula ser efetuada no horário e período fixados pela Faculdade. Documentação exigida para a matrícula:

o Diploma de graduação

o Cópia da carteira de identidade e CPF

o Comprovação de emprego

o 2 fotos 2 x 4

o Curriculum Vitae

2. Critérios de aprovação: O aluno será considerado aprovado quando obtiver o grau mínimo de seis (6) em cada disciplina e o grau máximo de sete (7) na média das disciplinas que compõem o currículo do curso. É obrigatória a apresentação do Trabalho de Conclusão do curso dentro do prazo previsto, prorrogado pelo mesmo prazo, para ter direito ao certificado de especialização.

3. Certificação: A Faculdade expedirá certificado de curso ao aluno aprovado em nível de especialização, na modalidade presencial, devendo o mesmo ser registrado pela instituição credenciada (Art. 7°. Itens I, II, III, IV, V e parágrafo 2° da Resolução CNEICES N° 1/2007).

- PAGINA EM DESENVOLVIMENTO, AS INFORMAÇÕES PODEM SOFRER AJUSTES EM FUNÇÃO DE CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIAIS.

Em desenvolvimento

Faça sua Pré-inscrição

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Rolar para cima