CECGP

CECGP-UPT dão início à nova turma do mestrado em Direito: Ciências Jurídico-Políticas

MESTRADO TURMA 6 PROFª EDITH

 Com um seminário sobre “O Controle Jurisdicional da Administração Pública”, ministrado pela professora doutora Edith Maria Ramos Barbosa, o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública – CECGP deu início, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, nos seminários preparatórios ao Mestrado em Ciência Jurídico-Políticas da Universidade Portucalense.

 ANO ACADÊMICO  2018/2019  – TURMA 6 

O Mestrado em Ciências Jurídico Políticas (Direito Público) é um Mestrado oficial da Universidade Portucalense, registrado e homologado pela Agência A3ES, de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior de Portugal, que dá acesso ao Doutorado em qualquer país da União Europeia.

O Curso conta além dos professores doutorados da Universidade Portucalense, também com um conjunto de seminários realizados por prestigiados professores doutores, parceiros da UPT e do CECGP, bem como de outras instituições, contribuindo, desta forma, para uma abordagem dinâmica e plural.

O mestrando, durante o 2.ª ano e para culminar o ciclo de estudos, deverá defender uma dissertação de mestrado junto à Universidade Portucalense, sob a exclusiva orientação de um de seus professores doutores. 

I – CONCEPÇÃO DOS SEMINÁRIOS

Os seminários preparatórios em Ciências Jurídico-Políticas são constituidos por módulos de 20h de aula presencial cada um e mais 10h de pesquisa para elaboração de um texto, conforme a disposição apresentada abaixo. Em seu conjunto, os seminários serão realizados por um período de aproximadamente dois semestres (12 meses) e proporcionará a continuidade na formação, mediante o aprofundamento dos conhecimentos obtidos na graduação, bem como o estudo de temas jurídicos e políticos mais específicos, constituindo uma resposta séria às novas exigências de um mercado de trabalho aberto ao mundo. Através da parte letiva pretende-se levar o aluno à aquisição de novos conhecimentos especializados, traduzindo-se num leque de unidades a definir em cada ano.

Os seminários contam, assim, com um conjunto de módulos realizados por prestigiados profissionais (doutores) das áreas das Ciências Sociais (Direito e Ciência Política), o que introduz uma dinâmica e pluralidade de visões que enriquece a formação.  Por outro lado,  a frequência mensal dos seminários (sempre na última semana de cada mês) permite conciliar as atividades do aluno com o mundo do trabalho.

Os seminários preparatórios em Ciências Jurídico-Políticas do CECGP/ UPT possuem uma estrutura curricular sistematicamente planejada para subsidiar ao profissional da área do direito o desenvolvimento de uma ação funcional marcada pela intencionalidade, fruto da permanente reflexão crítica com a devida articulação teoria-prática, processos viabilizados com a contribuição de quadro docente experiente e comprometido com o desenvolvimento da ciência e da sociedade.

II – OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Compreender a partir de fundamentação teórico-metodológica de caráter propedêutico e específico, das Ciências Jurídico-Políticas, no âmbito nacional e internacional.

Objetivos Específicos:

  •    Conhecer e/ou aperfeiçoar a compreensão acerca de conteúdos de natureza propedêutica originários do Direito Público, Direito Privado, seja em âmbito nacional ou internacional, relacionando-os com os desafios dos Estados e Governos;
  •    Refletir sobre o direito brasileiro e internacional, com destaque para a realidade jurídica e institucional do Estado de Direito, tendo em vista a (re)construção da identidade do profissional da área do direito;
  • Analisar as especificidades do campo jurídico, considerando o processo de internacionalização das relações entre Estados e Governos, desenvolvendo competências capazes de viabilizar o egresso nos debates do direito  comparado.

III – METODOLOGIA DE ENSINO

 Aulas contextualizadas, interativas, devidamente fundamentadas em bibliografia atualizada e relevante, de tal modo que possibilitem aos seminaristas o desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma visão humanística e de uma adequada experiência metodológica e avaliativa acerca do fenômeno jurídico, com ênfase no seu objeto de estudo, ou seja, as ciências jurídico-políticas. Para tanto, algumas disciplinas, sobretudo as que possuem uma maior ênfase em aspectos técnicos de intervenção, possuirão um caráter de oficina, isto é, permitirão além da fundamentação teórica, o exercício prático.

A Escola Superior da Magistratura (ESMAM), a OAB, a ATC e a ADEPOL, firmaram com o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública (CECGP)  convênio institucional, garantindo desconto de 20% para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para os seminários conducentes ao curso de Mestrado em Direito da Universidade Portucalense.

“A possibilidade de aprimorar os estudos numa pós-graduação é sempre oportunidade singular de crescimento pessoal e maturidade profissional, o que se sobreleva tanto mais quando essa oportunidade vem de uma das grandes escolas europeias, como a Universidade Portucalense”, diz o diretor da ESMAM, desembargador Paulo Velten.

Para o diretor do CECGP, professor-doutor Sergio Victor Tamer, mediador do convênio com a Universidade Portucalense, a parceria estreita o relacionamento com uma das principais universidades de Portugal. “Possibilita a ampliação da oferta de cursos de especialização, extensão, mestrado e doutorado ao quadro funcional do Judiciário e dos operadores do direito de uma maneira geral, através de uma das mais importantes instituições de ensino europeia”, avalia.

Mais informações sobre a programação do curso, valores e grade visite o site

www.cecgp.com.br ou pelo telefone (98) 3235 6467.

 

V- CALENDÁRIO(1)  DOS SEMINÁRIOS * :

 

SEMINÁRIOS DATA
1.     O CONTROLE JURISDICIONAL DA   ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 23, 24 e 25/11/2018
2.     DIREITO TRIBUTÁRIO – O IMPOSTO EM ESPÉCIE 14, 15 e 16/12/2018
3.     CIÊNCIA POLÍTICA 25, 26 e 27/01/2019
4.     DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO 15, 16 e 17/02/2019
5.     FONTES E  MODELOS DO DIREITO 22, 23 e 24/03/2019
6.     METODOLOGIA DA PESQUISA 26, 27 e 28/04/2019
7.     CONTRATOS CIVIS – UPT* 24, 25 e 26/05/2019
8.     DIREITO DO CONSUMIDOR* JUNHO/2019-EAD
9.     RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL – UPT* JULHO/2019-EAD
10.     ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS – UPT* AGOSTO/2019-EAD
   
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (SEMINÁRIOS/ORIENTAÇÕES)- ELABORAÇÃO DE PROJETO ACADÊMICO – METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO  
ORIENTAÇÃO, PESQUISA E ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO A PARTIR DE SETEMBRO DE 2019
DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEZEMBRO 2020
 

(1)  Podendo sofrer ajustes em função de circunstâncias especiais

 

 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Rolar para cima