CECGP

Notícia

Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública

Semana da Mulher em Itapecuru-Mirim

 Semana da Mulher é destaque em Itapecuru-Mirim

 

Incentivar, esclarecer e valorizar a participação da mulher na vida política, ressaltando a importância do engajamento feminino: este foi o tema central do Seminário de Direito Eleitoral, realizado em Itapecuru-Mirim durante a I Semana Estadual de Valorização da Mulher. As ações na comarca começaram no dia 20 e seguiram até o dia 27.

O destaque da programação foi a realização desse seminário, com a presença de membros do Tribunal Regional Eleitoral e da professora Helena Barros Heluy, que também é procuradora de Justiça aposentada e advogada. Para o Presidente do TRE, desembargador Lourival Serejo, o seminário é, além de esclarecedor, um incentivo à participação mais efetiva da mulher na política. O evento aconteceu no Auditório do SESC e contou também com a participação do desembargador Raimundo Barros, corregedor regional eleitoral. O assessor do Tribunal de Contas do Estado, Flávio Braga, também participou do seminário. A juíza Karla Jeane, de Coelho Neto, também prestigiou o evento.

EVENTO – A I Semana Estadual de Valorização da Mulher é realizado pelo Tribunal de Justiça (através do CEMULHER), Corregedoria Geral da Justiça, AMMA, e ESMAM, e conta com o apoio da Procuradoria Geral da Justiça, da ESMP, AMPEM, Defensoria Pública do Estado, e COOMAMP. Em Itapecuru-Mirim, a Semana Estadual de Valorização da Mulher tem a coordenação das juízas Laysa de Jesus Mendes e Mirella Cézar Freitas. Na agenda, o combate à cultura do estupro e a questão da violência de gênero, com ações nas áreas jurídica, saúde, cultural, beleza, e realização de oficinas e palestras.

As atividades iniciaram no Fórum de Itapecuru-Mirim com uma roda de conversa com os servidores do fórum sobre violência de gênero e cultura do estupro. Para esta terça, haverá uma Roda de Conversa com 50 mulheres vítimas de violência doméstica em processos da 3a Vara da Comarca de Itapecuru Mirim. Na agenda: Recepção das mulheres com um Café da manhã e serviço de make do Boticário; Fala de abertura, explicação sobre o evento e a razão do convite àquelas mulheres específicas; Encenação sobre o tema a força da mulher e sua contraditória submissão a situações de violência; necessidade de mudança da mentalidade e cultura, inclusive das próprias mulheres, passando pela educação de seus filhos e filhas; busca do empoderamento feminino; Depoimento de convidada sobre violência sofrida e superação; Vídeo; Manifestação do público; Apresentação do fluxograma do aparato estatal.

As ações se encerraram na comarca com a realização do I Encontro com mulheres para tratar do tema enfrentamento da violência doméstica e familiar, com público de 80 a 100 mulheres. Neste encontro, destaque para a presença da Corregedora Geral da Justiça do Maranhão, Anildes Cruz, e da Coordenadora Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar do TJMA, desembargadora Ângela Salazar, que explicaram sobre a natureza da Semana da Mulher.

Para este encontro, foram convidados o Ministério Público, Delegada da Mulher, Defensoria Pública do Estado, Major da PM, Secretária de Assistência Social, Secretária de Saúde, Major do Corpo de Bombeiros, advogados, público em geral.