Publicado por Galileu Lins em JusBrasil
Um comentário que evidencia bem quando alguém pouco, ou nada, entende sobre os Direitos Humanos, em todas as suas conquistas, e também parece não compreender acerca da sua própria dignidade enquanto ser humano, é: "Direitos Humanos são [apenas] para humanos direitos".
Direitos Humanos são para todos os seres humanos, e todos devem ser protegidos em sua dignidade, independente do que fizeram ou venham fazer, simplesmente por serem pessoas humanas.
Como bem expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seus artigos:
Art. 3º Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Art. 5º Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Quando um indivíduo se acha no direito de ferir a dignidade do outro porque este o desrespeitou, ou desrespeitou outra pessoa, deveria perceber que no final está se igualando em caráter e atitude justamente para com aquele que tanto repudia: ambos são desprezíveis no ato de mesma natureza – ferir a dignidade de outrem sem ter esse direito, afinal quando alguém comete um ato ilícito não nos autoriza a agir ilicitamente, bem como um erro não justifica outro.
Portanto ao pensar assim este indivíduo deveria querer, se tiver um mínimo de senso de justiça, excluir a si mesmo da tutela dos Direitos Humanos, e se submeter ao arbítrio dos outros que pensam como ele.
Vamos evoluir. Pensamentos medievais não se justificam mais com tanta informação disponível atualmente.
Galileu Lins.