CECGP

Notícia

Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública

Abracrim-Ma reúne a classe de advogados para debater ataque às garantias constitucionais…

 Encontro histórico entre ABRACRIM NACIONAL, ABRACRIM MARANHÃO, OAB/MA e SAMA, o qual promoveu a união entre a classe e demonstrou que um advogado sozinho pode ser forte, mas unidos, são imbatíveis.

 

Advogados criminalistas da ABRACRIM-MA – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – fizeram um jantar de confraternização na noite desta sexta-feira (14/10/2016), em São Luís, com presença das mais destacadas lideranças da advocacia, entre mais de cem participantes.

O evento foi coordenado pelo Presidente da ABRACRIM-MA, Erivelton Lago, que destacou a importância da união da classe no enfrentamento dos problemas que dificultam o exercício da profissão, nesses tempos considerados sombrios, segundo os advogados, pelo desrespeito generalizado da Lei pelas próprias autoridades.

O Presidente da OAB-MA (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão), Thiago Diaz, também salientou a importância da coesão dos advogados criminalistas e propôs uma “Conferência Estadual da Advocacia Criminal”, em promoção conjunta OAB com a ABRACRIM, a ser realizada em meados do próximo ano.

O Presidente do SAMA-Sindicato dos Advogados do Maranhão – Mozart Baldez, registrou as mazelas do nepotismo cruzado, imoralidades, desrespeitos e desvirtuamentos que observa no exercício do seu encargo sindical, propondo que, além da união dos advogados para defender prerrogativas, fosse instituído um “dia nacional de reflexão pela defesa das prerrogativas da Advocacia brasileira e seu significado”.

O Diretor do Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública, Sergio Tamer, classificou como triste a realidade brasileira que não preserva suas conquistas no plano constitucional e legislativo. Já o ex-presidente da OAB/MA, Mario Macieira, usou da palavra lembrando que somente com a união da classe se pode enfrentar os abusos e desrespeitos, enaltecendo o projeto nacional da ABRACRIM.

A advogada Sâmara Braúna, que há poucos dias foi ofendida no exercício da profissão, obteve a solidariedade e apoio de todos que simbolicamente ficaram em pé e deram as mãos, aplaudindo-a pela bravura e altivez com que enfrentou o triste episódio vivenciado.

O Presidente Nacional da ABRACRIM, Elias Mattar Assad, parabenizou a união demonstrada pela advocacia maranhense e presença da OAB-MA e seus mais altos representantes e lideranças estaduais, agradecendo o apoio para a ABRACRIM, que é importante aliada da OAB na defesa das prerrogativas e do livre exercício profissional.

O Presidente da ABRACRIM-MA, Erivelton Lago, deliberou por implementar o projeto de interiorização da entidade, prometendo que nos próximos dias anunciará os colegas a serem nomeados como “Representantes Regionais da ABRACRIM”, para as cidade de Bacabal, Imperatriz, Chapadinha, Santa Inês, Pedreiras, Barra do Corda e Pinheiro.

Durante o encontro também foi anunciado que a entidade irá promover um jantar de congraçamento da classe na primeira quinzena de dezembro, em alusão ao dia nacional do advogado criminalista, que se comemora no dia 02 de dezembro.

Fonte: ABRACRIM-MA