I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO NA PORTUCALENSE FOI UM ÊXITO
Sob o tema “Cidadania, Desenvolvimento Sustentável e Globalização” o I Encontro Luso-Brasileiro, realizado pela Universidade Portucalense, em parceria com a UnoChapecó e o CECGP, nos días 17 e 18 de novembro, se revestiu do mais completo éxito.
Esta foi a primeira edição de um evento informal de partilha de experiências, processos e resultados do trabalho científico de investigadores, portugueses e brasileiros, conforme explicou o profesor André Pereira Matos, da Universidade Portucalense, um dos coordenadores da magna conferencia. “Foi um encontro com contributos do Direito, das Relações Internacionais, da Ciência Política, da Economia, da Informática e da Psicologia”, – disse André Matos – “numa troca de conhecimentos que proporcionou o reforço das redes de contatos e da construção de parcerias de trabalho”.
O I Encontro foi aberto pelo magnífico reitor da Universidade Portucalense, professor Alfredo Marques, que enalteceu a importancia desses encontros para estreitar as relações acadêmicas entre instituições voltadas à pós-graduação, seguido pela diretora da Faculdade de Direito, professora Manuela Magalhães que discorreu sobre a importancia do proceso de globalização para o livre trânsito das ideias no mundo académico. Falaram ainda na abertura os representantes da Unochapecó e do CECGP, além do coordenador do Instituto Jurídico, profesor Caramelo Gomes.
O CECGP se fez representar por seu presidente, professor Sergio Tamer, por sua diretora administrativa, Silvânia Tamer, e pelos alunos de pós-graduação conducente ao mestrado, Anádia Quinzeiro, Carolina Moraes Estrela e James Piloto, todos muito bem recebidos pelos professores da Portucalense Mónica Martinez, Fernanda Rabelo, Dora Alves e André Matos.
Os alunos do CECGP-Portucalense Carolina Moraes Estrela e James Piloto, participaram do painel sobre “Meio ambiente e sustentabilidade”, ocasião em que apresentaram os trabalhos relacionados aos seguintes temas, respectivamente: “A gestão dos residuos sólidos como instrumento de desenvolvimento sustentável”; e, “A globalização e o seu impacto no desenvolvimento sustentável das nações subdesenvolvidas”. Já a mestranda Nádia Quinzeiro apresentou o trabalho sob o título “Direito de Aposentadoria da Mulher sob a perspectiva de Gênero”. Todos foram muito cumprimentados por suas apresentações.
O presidente do CECGP, Sergio Tamer, apresentou um comunicado versando sobre “Estado social e democracia de direito no Brasil”, além de ter presidido como moderador o painel sobre “O Direito, a Justiça e a Cidadania Global”.
O promotor de Justiça do Maranhão, professor Carlos Henrique Vieira, também presente ao evento, apresentou um aplaudido trabalho sobre “O Ministério Público brasileiro e o direito à informação”.
Ao todo, o evento contou com discussões e debates em torno de 4 painéis. A comissão organizadora esteve constituida pelos seguintes professores doutores das 3 instituições responsáveis pelo I Encontro: André Pereira Matos, Daniela Castilhos, Dora Alves, Ernani Contipelli, Manuela Magalhães Silva, Sergio Tamer, Silvana Winckler e Gil Maia.
Em nome do CECGP, alunos e sevidores, o professor Sergio Tamer enviou à professora Manuela Magalhães, diretora da Faculdade de Direito e vice-presidente da Portucalense, após o seu retorno à São Luís, a seguinte nota:
“Seria muito pouco somente parabenizá-la pela realização do I Encontro Luso-brasileiro, ocorrido na cidade do Porto, nos dias 17 e 18 de novembro. Mais do que esse caráter pioneiro da temática ali discorrida, o I Encontro teve o mérito de lograr um significativo avanço nas aportações feitas por eminentes intelectuais, nas áreas do direito, da economia, da psicologia, da ciência política, dos direitos humanos e da pedagogia. E a par disso tudo, de consolidar uma preocupação – que é tanto de Portugal quanto do Brasil – com a preservação de nossa história comum, de nossa cultura linguística e literária, das origens do nosso Direito, todos esses elementos históricos a formar um extraordinário patrimônio imaterial, indestrutível e insuperável, a espargir luzes sobre o futuro das novas gerações.
Ficamos muito honrados, o CECGP, por seu corpo diretivo e alunos, de ter participado e de alguma forma contribuído para o êxito retumbante desse notável evento acadêmico, ao tempo em que pedimos seja transmitido ao Magnífico Reitor, professor Alfredo Marques, nossos agradecimentos especiais, bem como aos professores André Marques, Mónica Martínez, Fernanda Rebelo, Dora Alves, Caramelo Gomes, Daniela Castilhos, Ana Campina, pela brilhante contribuição que deram aos trabalhos, e ainda a todo o seu corpo de professores e auxiliares, sem o que seria impossível obter o resultado brilhantemente alcançado.
Sabemos de todo o seu trabalho diretivo, extremamente dedicado e inteligente, o qual se refletiu, com nitidez, no excelente desempenho de todos.
Queira, assim, professora Manuela, receber nosso reconhecimento e nossos agradecimentos, com votos de que esse seja o primeiro passo de uma larga caminhada em prol do engrandecimento de nossas instituições.”