CECGP

Notícia

Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública

Lançamento do livro “Nobre Deputado”

No lançamento do livro “Nobre Deputado”, no Fórum do Calhau, dia 23 passado, o juiz Márlon Reis, prestou significativa homenagem ao jurista João Batista Ericeira, oferecendo-lhe o livro para simbolizar contribuição do professor Ericeira a sua formação intelectual. As fotos registram aquele momento. O Juiz Márlon ressaltou a sua condição de docente e membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

 O juiz Márlon Reis e o jurista João Batista Ericeira

Resumo da obra:

Em "O Nobre Deputado", Márlon Reis apresenta os resultados de uma pesquisa inédita: conseguiu ouvir pessoas que participam dos meandros da política sobre como se define a eleição de um deputado federal ou estadual. Para que isso fosse possível, foi necessário lhes assegurar o mais absoluto anonimato.

O resultado da pesquisa não é apresentado de forma acadêmica, nem enfadonha. A história foi construída baseada em um personagem fictício, chamado de Cândido Peçanha, que encarna ele próprio as condutas descritas nos depoimentos reais colhidos por Márlon Reis. 

Você conhecerá de forma viva, curiosa e, por vezes, engraçada, a rotina de alguém disposto a fazer tudo para alcançar e permanecer no poder.

Perfil do autor:

Márlon Reis nasceu em 1969. É juiz de Direito, titular da 58ª zona eleitoral do Maranhão. Ficou conhecido nacionalmente por ter sido um dos articuladores da coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa. 

Foi o primeiro juiz a impor aos candidatos a prefeito e a vereador revelarem os nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas, antes da data da eleição. A medida foi adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral e virou uma regra nacional. 

É também um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede de abrangência nacional que reúne 50 das mais importantes organizações sociais brasileiras e que congrega 330 comitês locais espalhados por todo o país.
Márlon se dedica há anos ao estudo das instituições democráticas brasileiras. Atualmente está trabalhando na redação de tese de doutoramento em Sociologia Jurídicas e Instituições Políticas. 

É ainda autor do livro “O Gigante Acordado”, publicado pela LeYa em 2013.