Diretor do CECGP tem o nome inscrito na parede da Faculdade de Direito da USAL pela obtenção do grau máximo em sua tese de doutorado.
Após defender a sua tese de doutorado em direito constitucional na Universidade de Salamanca, em 19 de junho de 2013, em solenidade presidida pelo catedrático de Direito Constitucional da Universidade Carlos III de Madrid, Enrique Álvares Conde, o advogado Sergio Tamer retornou àquela cidade desta feita para receber o seu diploma que vai assinado pelo reitor daquela tradicional instituição europeia, em nome do rei Juan Carlo. A sua tese de doutorado, intitulada “Legitimidad judicial en la garantía de los derechos sociales: especial referencia a la ejecución penal en el Estado de Maranhão”, obteve a nota máxima (sobresaliente cum laude). Do Tribunal que avaliou a tese participaram professores das universidades de La Coruña, Valencia, Madrid e Salamanca. Sua diretora de tese foi a professora Angela Figueruelo Burrieza, Catedrática de Direito Constitucional.
Tamer iniciou seus estudos na Universidade de Salamanca no ano de 2005, dentro do programa de doutorado intitulado “Nuevas tendencias en Derecho Constitucional”, tendo enfrentado os períodos de docência e de investigação até chegar à conclusão da sua tese, no ano passado.
No período de docência, realizou cursos e seminários sobre os temas: “Conceitos fundamentais de ciência política”; “Teoria do Estado e do Direito Constitucional”, “Jurisdição Constitucional e Reforma da Constituição”; “Conceito e Método em Direito Constitucional”; “As fontes do Direito no Sistema Constitucional Espanhol” e “Problemas Atuais do Constitucionalismo Latinoamericano”. No período de investigação, realizou seminários em relação aos temas: “A proteção da Constituição” e “A Evolução no Conceito de Constituição” recebendo sempre as maiores notas daquela instituição. Sergio Tamer teve a sua tese publicada na Espanha pela Editora Ratio Legis.