Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política – AMCJSP, e a SVT Faculdade, celebraram o Dia do Advogado e o aniversário de Gonçalves Dias, com uma Programação Especial.
No dia 09 de agosto de 2024, a Academia Maranhense de Cultura Jurídica Social e Política (AMCJSP), em conjunto com a SVT Faculdade, realizaram uma celebração memorável em homenagem ao 201º aniversário de nascimento de Gonçalves Dias (10.8) e ao Dia do Advogado (11.8). O evento foi muito festejado não apenas pela sua agradável programação, mas também pela reflexão sobre o papel dos profissionais do Direito na sociedade. A AMCJSP, reconhecida por promover o diálogo entre cultura, direito e política, mais uma vez destacou-se como uma instituição que valoriza a intersecção dessas áreas fundamentais, ao lado da SVT Faculdade que tem instituída, desde 2019, a Cátedra Gonçalves Dias.
A comemoração teve como ponto alto a palestra do advogado e professor José Luiz Gama, que abordou a vida e a obra do consagrado poeta maranhense. Em sua exposição, Gama ressaltou a contribuição de Gonçalves Dias para a literatura brasileira destacando, ainda, o fato de que o nosso poeta maior, com formação jurídica em Coimbra, atuou, também, como advogado, na cidade de Caxias, sua terra natal.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Academia, o professor e advogado Sergio Tamer, que em breves palavras relembrou a fundação das duas primeiras faculdades de Direito, fundadas em 1827, nas cidades de São Paulo e Olinda, por decisão de D. Pedro I: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda (transferida para Recife em 1854). Por essa razão, disse que a data celebra não apenas o profissional, mas o momento em que o saber jurídico passou a ser ensinado em território brasileiro.
Logo no início, a acadêmica e escritora Cristiane Lago encantou aos presentes ao recitar o poema de Jorge Luís Borges, “Os Justos”. A obra descreve como seria, para o poeta argentino, um indivíduo dotado de forte senso de Justiça, que vive sua vida com sentimento de gratidão, maravilhamento e compaixão. Em seguida, coube à acadêmica Sara Gama, responsável pela apresentação do palestrante, destacar a relevância do tema abordado e a importância de Gonçalves Dias para a cultura maranhense e brasileira.
O evento foi enriquecido com as valiosas contribuições dos acadêmicos Sônia Amaral e Nelson Moraes Rêgo, e dos intelectuais Cassius Guimarães Chai e José Cláudio Pavão Santana. Por sua vez, o escritor e membro da AML Alexandre Lago, fez um pronunciamento eloquente, reforçando a importância de eventos que promovem a integração entre cultura, justiça e sociedade.
No encerramento da solenidade, Tamer pontuou que a AMCJSP, ao promover esse evento, reafirma seu compromisso com a valorização da cultura jurídica e social, e com a criação de um espaço de debate e reflexão sobre as questões que afetam a sociedade e o Direito.
Foto 1 – Ana Brandão, Silvânia Tamer, Sara Gama, Andressa Bomfim, Sônia Amaral, Cristiane Lago e Letícia Milhomen.
Foto 2 – Nelson Rêgo, Lilianne Saraiva, Glória Aquino, Sara Gama, Sergio Tamer, Sônia Amaral, Cristiane Lago e Luiz Gama.
Advogadas Andressa Bonfim, Lilianne Saraiva e Ana Brandão
Cassius Chai, José Cláudio Pavão Santana, Jean Machado, Alexandre Lago, Sergio Tamer e Sara Gama.
Desembargadora Sônia Amaral ladeada por Cristiane Lago e Silvânia Tamer
O advogado Mateus Lago (concluiu recentemente seu mestrado em Direito Internacional pela Universidade de Lisboa), com as acadêmicas Cristiane Lago e Sônia Amaral.
O palestrante com a esposa, delegada Letícia Milhomen e no momento em que discorria sobre Gonçalves Dias.