CECGP

CECGP: 9 ANOS DE FUNDAÇÃO…

CECGP_SEMINÁRIO CLAMOR DAS RUAS (3)
João Batista Ericeira

Neste mês de outubro, o CECGP comemora 9 anos de fundação (2013-2022) e relembra o seminário de Direito Constitucional em meio ao qual o Centro foi fundado: “O Clamor da Ruas e a Reforma Política”…

Grandes nomes do Direito Constitucional e de Gestão Pública no Maranhão participaram do evento em homenagem aos 25 anos da Constituição. Ele foi organizado pelo Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública – CECGP, dirigido pelo advogado e professor Sergio Tamer.
Por ele passaram personalidades da Justiça brasileira, como o professor-doutor Ricardo Wahrendorff Caldas, diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, que abordou o tema que dá nome ao seminário, além de outros palestrantes como o coordenador do curso de mestrado em Direito da UFMA, Paulo Barros Ramos, que abordou o tema “Qual reforma política?”; o professor Francisco José Silva, que destacou a temática “O Clamor das ruas e o silêncio dos intelectuais”; o professor e advogado José Carlos Souza e Silva, que falou sobre “Legitimidade e legalidade”; o professor e advogado Carlos Lula, que tratou do tema “E o que será da tripartição dos poderes?”; o professor Roberto Veloso, que abordou a temática “A contrarreforma eleitoral”, além de juristas como João Batista Ericeira, Nelson Melo Moraes Rêgo, Theresa Muniz de La Iglesia, e Aldy Mello de Araújo Filho.
O Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública – CECGP, albergou o nascimento da  SVT Faculdade de Ensino Superior, criada em 2019,  e hoje integra um dos seus núcleos de pesquisa além de ser responsável pela edição semestral da Revista Júris. Nesse período, 8 turmas de mestrado em Ciências Jurídico-Políticas foram formadas em formato interinstitucional com a Universidade Portucalense. Para o professor Sergio Tamer, “a  missão do Centro consiste em fomentar a análise da realidade jurídica e sociopolítica nacional e internacional, prestando especial atenção a todas aquelas questões relativas ao Direito brasileiro e às instituições de países ibero-americanos, assim como às relações destes com a Europa e os Estados Unidos”.
O CECGP, ao longo desses anos,  – acrescentou  – “vem  promovendo estudos e pesquisas sobre o caráter, evolução e funcionamento dos sistemas sociais, políticos, constitucionais e administrativos, tanto em sua dimensão nacional como internacional”. Sobre os objetivos do Centro, Tamer disse que “pretendemos contribuir   para uma valoração democrática que resguarde os princípios essenciais da Constituição e dos direitos humanos, e ofereça uma resposta eficaz para a inquietação dos cidadãos neste primeiro quartel do século 21”.
O CECGP funciona no prédio da SVT Faculdade, no Ed. Cidade de São Luís, no São Francisco, com entradas tanto pela Rua Edmundo Calheiros como pela avenida Castelo Branco.
Curtir

 

Comentar
Compartilhar

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Rolar para cima