CECGP

CENTRO DE ESTUDOS CONSTITUCIONAIS E DE GESTÃO PÚBLICA

CECGP articula suas tarefas de pesquisa em torno de Programas de Pesquisa em que se integram pesquisadores, pós-doutores provenientes de diferentes países.

Des Paulo Velten é o novo Corregedor-Geral: confiança na Justiça!

TJ MA

Depois de empossado em solenidade realizada nesta sexta-feira (24), na Sala das Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do Maranhão, o novo presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo, deu posse aos dois outros integrantes da Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual, para o biênio que vai de abril de 2020 a abril de 2022. Os desembargadores Bernardo Rodrigues e Paulo Velten assumiram os cargos de vice-presidente do TJMA e de corregedor-geral da Justiça, respectivamente.

O presidente Lourival Serejo destacou que pretende, junto aos novos vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, alinhar sua gestão, fortalecida com a atuação do Ministério Público e da Defensoria Pública.

A leitura do termo de posse foi feita pelo diretor geral do Tribunal de Justiça do Maranhão, Mário Lobão.

Mais tarde, já no Gabinete da Presidência, o desembargador Lourival Serejo empossou o juiz Raimundo Bogéa, como juiz auxiliar da Presidência.

O novo vice-presidente, Bernardo Rodrigues, vai ocupar a vaga antes ocupada pelo, agora, presidente do TJMA, Lourival Serejo.

O corregedor-geral da Justiça empossado, desembargador Paulo Velten, assume o cargo que foi ocupado pelo desembargador Marcelo Carvalho Silva.

CORREGEDOR-GERAL – Paulo Velten disse que, apesar dessa terrível pandemia que assola a todos, a expectativa é positiva. “Seguimos, mais do que nunca, confiantes na Justiça e no extraordinário trabalho desempenhado pelos juízes e servidores do Poder Judiciário maranhense”, elogiou o novo corregedor-geral da Justiça.

Velten destacou que têm sido verdadeiramente impressionantes a capacidade de adaptação laboral remota e a alta produtividade do Judiciário maranhense nesse período de isolamento social.

“Tivemos perto de um milhão de atos judiciais produzidos em um único mês, o que evidencia a qualificação e o comprometimento de nossos quadros. Mas temos a plena ciência de que precisamos ir além da produtividade. O jurisdicionado maranhense espera muito mais de nossos juízes, servidores e serventuários”, avaliou o desembargador.

De acordo com o corregedor-geral, “enquanto órgão encarregado da fiscalização e disciplina da Justiça de 1º grau, seus servidores e serventias extrajudiciais, trabalharemos diuturnamente, e de maneira estratégica, para melhorar ainda mais a credibilidade do Judiciário local”.

Para tanto, o desembargador e sua equipe pretendem implementar um robusto Programa de Integridade, uma cultura de “compliance” indispensável para aprimorar a capacidade de correção e, principalmente, de prevenção de eventuais irregularidades.

Esse programa, segundo ele, estará alinhado com os princípios fundamentais da Administração Pública, como impessoalidade, transparência, publicidade, moralidade, legalidade, eficiência, controle interno e prestação de contas, com base nos quais, ele e a equipe pretendem aumentar o nível de confiança dos cidadãos na Justiça maranhense.

Velten frisou que, conforme já destacou o ministro Gilson Dipp, “se aos jurisdicionados lhes falta a confiança em sua Justiça, restará ferido o próprio Estado Democrático de Direito”. Por isso, disse o desembargador, a importância de um modelo de magistrado íntegro e à altura dos desafios da atualidade, o que também vale para servidores e serventuários, integrantes do mesmo Sistema.

“Com espírito republicano, maturidade, equilíbrio e a cooperação de todos, estamos confiantes de que avançaremos no fortalecimento do Poder Judiciário maranhense”, concluiu.

VICE-PRESIDENTE – O novo vice-presidente, desembargador Bernardo Rodrigues, disse que fará tudo o que estiver ao seu alcance para exercer todas as atividades do cargo, descritas no Regimento Interno do TJMA. Mas também ressaltou os fatos atuais, que envolvem todo o mundo, com a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2. Situações que mudaram, radicalmente, as atividades de diversos setores, inclusive do Judiciário, causando várias incertezas no cotidiano das pessoas.

O desembargador fez vários agradecimentos, dentre eles ao dom da vida, à saúde, à família, especialmente a seus pais, “responsáveis, aqui na Terra, por todo o sucesso da minha vida, bem como pelo sucesso da prole”, disse. Agradeceu também por ter visto os filhos crescerem, assim como os filhos deles – seus netos – nascerem. Por fim, agradeceu pelos amigos que conquistou e pelos colegas maravilhosos que tem.

O novo vice-presidente destacou que todos sabem que é preciso exercitar a fraternidade. Cuidar de si mesmo e do próximo.

“Nós sabemos, mas nos esquecemos, que o valor do ser humano é medido pelo seu pensar, seu querer e seu agir. Nós, também, sabemos, mas nos esquecemos, que a natureza do ser humano não está somente na força física. Nós sabemos, mas nos esquecemos, que a força intelectual, que a força espiritual e a força emocional também são fundamentais. Nós sabemos, mas nos esquecemos, que é dever de cada um cuidar do equilíbrio entre entres estas forças para a harmonia da convivência. Nós sabemos, mas também nos esquecemos, que, sem o outro, a vida aqui na Terra não faz sentido. Nós sabemos, mas nos esquecemos, que toda ordem social é criada por nós. ‘O agir ou não agir de cada um contribui para a formação e consolidação da ordem em que vivemos’. Isso nos foi dito por José Bernardo Toro, sociólogo colombiano“, registrou o novo vice-presidente.

Bernardo Rodrigues concluiu, dizendo que “é preciso evoluir em conhecimento para exercitar a fraternidade, descobrir nossa meta e nossa missão no nosso viver. Acredito que, assim, descobre-se que a meta é ser feliz, a missão é fazer o bem, enquanto nos dura a vida. Por que sempre esquecemos? Deus no comando, presidente. Ajustemo-nos, pois, a esse maravilhoso comando, e o agradecer maior virá. E o abraço a todos os meus maravilhosos colegas, amigos. Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado”.

Veja o currículo do desembargador Bernardo Rodrigues, novo vice-presidente do TJMA, e o currículo do desembargador Paulo Velten, novo corregedor-geral da Justiça.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

 

Compartilhe!