CECGP

Aula da Saudade Direito-UFMA

WhatsApp Image 2019-01-30 at 14.25.46 (1)

memória

Aula da Saudade Direito-UFMA

TRANSMISSÃO DA RÁDIO TIMBIRA-FORMANDOS DE DIREITO DA UFMA-26 DE DEZEMBRO DE 1980

Graças ao trabalho de recuperação de memória a que vem se dedicando o profissional Talvane Lukatto, foi possível resgatar os principais registros fonográficos que marcaram a Aula da Saudade da Turma de Bacharéis em Direito da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, ocorrida no Teatro Arthur Azevedo em 26 de dezembro de 1980. A solenidade foi transmitida ao vivo pela Rádio Timbira e contou com a presença do Governador do Estado, João Castelo Ribeiro Gonçalves e do Presidente do Tribunal de Justiça, Joaquim Filgueiras. Discursaram na ocasião: João Batista Ericeira, Sergio Victor Tamer (Orador da Turma) e Nivaldo Guimarães Macieira. Clique no link e ouça os discursos dos oradores daquela cerimônia acadêmica.
A Turma de Bacharéis de dezembro de 1980 da Univeridade Federal do Maranhão recebeu o nome de “Turma Professor Aderson de Carvalho Lago”; como Patrono, foi homenageado o Professor José Carlos Sousa e Silva, sendo Patronesse a Professora Maria Teresa C. Costa Oliveira e, como Paraninfo, o Professor Nyvaldo Guimarães Macieira. O Jornal O Estado do Maranhão, edição de 27.12.1980, assim registrou o evento:
“Como parte da programação de formatura da nova turma de advogados da Universidade Federal foi realizada ontem, a partir das 20 horas, no Teatro Arthur Azevedo, a “Aula da Saudade”, proferida pelo professor João Batista Ericeira que discorreu sobre o problema do ensino jurídico, a crise do Direito e os novos rumos da ciência do Direito. Participaram do evento, cuja abertura deu-se com um mini-concerto pelo Coral da Universidade, o governador João Castelo, na qualidade de convidado de honra, que foi homenageado pelos concludentes e recebeu uma placa de prata; o professor e paraninfo da Turma, Nyvaldo Macieira, e o formando Sergio Tamer, como orador dos bacharelandos.”

ORADORES

JOÃO BATISTA ERICEIRA

Então Coordenador do Departamento de Direito da UFMA, coube ao Professor João Batista Ericeira proferir a “Aula da Saudade” o fazendo com brilhantismo invulgar. Ericeira falou sobre o problema do ensino jurídico, a crise do Direito e os novos rumos da ciência do Direito – uma aula que permanece cada vez mais atual em nossos dias.

NYVALDO MACIEIRA

Paraninfo dos concludentes, o professor Nyvaldo foi muito cumprimentado por sua bonita oração de improviso. Ele levou a sua mensagem de fé aos formandos, discorreu sobre a evolução do direito no espírito da humanidade e, ao final, destacou a fala do orador da turma.

SERGIO VICTOR TAMER

O orador da Turma falou sobre os problemas que afligem o Direito, a Justiça, a Magistratura e a Advocacia para em seguida acentuar a ideia de Justiça fundada na igualdade para sublinhar que em que pesem as mais diversas e desencontradas teorias formuladas sobre a Justiça todas tem um traço comum que é a igualdade.

TURMA

Prof. Aderson de Carvalho Lago

PATRONO

Prof.José Carlos Sousa Silva

PATRONESSE

Profa. Maria Teresa C. Costa Oliveira

PARANINFO

Prof. Nyvaldo Guimarães Macieira

Compartilhe!

Rolar para cima