CECGP

Aula da Saudade Direito-UFMA

WhatsApp Image 2019-01-30 at 14.25.46 (1)

memória

Aula da Saudade Direito-UFMA

TRANSMISSÃO DA RÁDIO TIMBIRA-FORMANDOS DE DIREITO DA UFMA-26 DE DEZEMBRO DE 1980

Graças ao trabalho de recuperação de memória a que vem se dedicando o profissional Talvane Lukatto, foi possível resgatar os principais registros fonográficos que marcaram a Aula da Saudade da Turma de Bacharéis em Direito da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, ocorrida no Teatro Arthur Azevedo em 26 de dezembro de 1980. A solenidade foi transmitida ao vivo pela Rádio Timbira e contou com a presença do Governador do Estado, João Castelo Ribeiro Gonçalves e do Presidente do Tribunal de Justiça, Joaquim Filgueiras. Discursaram na ocasião: João Batista Ericeira, Sergio Victor Tamer (Orador da Turma) e Nivaldo Guimarães Macieira. Clique no link e ouça os discursos dos oradores daquela cerimônia acadêmica.
A Turma de Bacharéis de dezembro de 1980 da Univeridade Federal do Maranhão recebeu o nome de “Turma Professor Aderson de Carvalho Lago”; como Patrono, foi homenageado o Professor José Carlos Sousa e Silva, sendo Patronesse a Professora Maria Teresa C. Costa Oliveira e, como Paraninfo, o Professor Nyvaldo Guimarães Macieira. O Jornal O Estado do Maranhão, edição de 27.12.1980, assim registrou o evento:
“Como parte da programação de formatura da nova turma de advogados da Universidade Federal foi realizada ontem, a partir das 20 horas, no Teatro Arthur Azevedo, a “Aula da Saudade”, proferida pelo professor João Batista Ericeira que discorreu sobre o problema do ensino jurídico, a crise do Direito e os novos rumos da ciência do Direito. Participaram do evento, cuja abertura deu-se com um mini-concerto pelo Coral da Universidade, o governador João Castelo, na qualidade de convidado de honra, que foi homenageado pelos concludentes e recebeu uma placa de prata; o professor e paraninfo da Turma, Nyvaldo Macieira, e o formando Sergio Tamer, como orador dos bacharelandos.”

ORADORES

JOÃO BATISTA ERICEIRA

Então Coordenador do Departamento de Direito da UFMA, coube ao Professor João Batista Ericeira proferir a “Aula da Saudade” o fazendo com brilhantismo invulgar. Ericeira falou sobre o problema do ensino jurídico, a crise do Direito e os novos rumos da ciência do Direito – uma aula que permanece cada vez mais atual em nossos dias.

NYVALDO MACIEIRA

Paraninfo dos concludentes, o professor Nyvaldo foi muito cumprimentado por sua bonita oração de improviso. Ele levou a sua mensagem de fé aos formandos, discorreu sobre a evolução do direito no espírito da humanidade e, ao final, destacou a fala do orador da turma.

SERGIO VICTOR TAMER

O orador da Turma falou sobre os problemas que afligem o Direito, a Justiça, a Magistratura e a Advocacia para em seguida acentuar a ideia de Justiça fundada na igualdade para sublinhar que em que pesem as mais diversas e desencontradas teorias formuladas sobre a Justiça todas tem um traço comum que é a igualdade.

TURMA

Prof. Aderson de Carvalho Lago

PATRONO

Prof.José Carlos Sousa Silva

PATRONESSE

Profa. Maria Teresa C. Costa Oliveira

PARANINFO

Prof. Nyvaldo Guimarães Macieira

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Rolar para cima