Cátedra Gonçalves Dias
por Aquiles Emir - 14 de agosto de 2019
O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e a SVT Faculdade, instituição que pertence ao Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública (CECGP), presidido por Sérgio Tamer, firmaram, semana passada, convênio para criação da Cátedra Gonçalves Dias, com o objetivo de promover projetos, estudos e pesquisas relativas à realidade e problemas sociais do Maranhão, do Nordeste e do Brasil. De acordo com o coordenador da Cátedra, João Batista Ericeira, a iniciativa valoriza e dissemina a obra do maranhense Gonçalves Dias.
Para o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a iniciativa é ousada porque vai de encontro ao cenário nacional que tem minimizado a importância da educação. “Esta é uma parceria institucionalizada pelo IEMA e pela SVT Faculdade com o objetivo de promover o desenvolvimento de estudos, pesquisas e eventos para a preservação da memória intelectual de Gonçalves Dias, a difusão e divulgação de sua obra e, ao mesmo tempo, a produção de novos estudos e pesquisa.
Além de fomentar a produção de pesquisas nas áreas literária e socioeconômica, a Cátedra pretende promover a integração entre a comunidade acadêmica com as políticas públicas. Outra finalidade é a de resgatar a obra do poeta Gonçalves Dias até o seu bicentenário em 10 de agosto de 2023. “Para o estudioso português Carlos Rodrigues, que foi convidado para participar da solenidade, uma Cátedra é um elemento fundamental em termos de educação por disseminar o conhecimento. O conhecimento é algo que, se não for compartilhado a nível mundial por todos aqueles que o produzem, não terá utilidade nenhuma. O conhecimento serve para que a humanidade se desenvolva cada vez mais, e isso é um objetivo a alcançar e, sobretudo, para os mais novos terem uma vida muito melhor do que aquela que encontraram quando aqui chegaram”, frisou.
“Considero que a Cátedra é extremamente relevante porque, além do ensino, é fundamental para investigação e produção científica e tudo tem a ver com a produção cultural e seu desenvolvimento é crucial, sobretudo no investimento no jovem, como é feito em uma instituição como o IEMA que aposta naquilo que é mais importante”, destacou a estudiosa portuguesa Ana Campina. “A Cátedra universitária destina-se, também, a fomentar debates em torno de figura que tenha se destacado em área do conhecimento, preservando sua obra intelectual e igualmente atualizando-a. O campo de atuação de Gonçalves Dias é vasto. Poeta, teatrólogo, cronista, historiador, etnólogo, é considerado por muitos críticos o fundador do humanismo brasileiro, ao lado de outros ilustres maranhenses como Odorico Mendes, João Lisboa, Sotero dos Reis, Gomes de Souza e Cândido Mendes, que deram à província o título de Atenas Brasileira.