CECGP

Notícia

Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública

JOÃO BATISTA ERICEIRA, UMA TRAJETÓRIA DE LUZ! – por Sergio Tamer

Saudação póstuma realizada por ocasião da celebração da Missa de 7º Dia ocorrida no dia 16.10.22, na Igreja do Calhau, em São Luís, ao Professor João Batista Ericeira, um dos fundadores do Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública – CECGP, e dirigente da SVT Faculdade.

Por Sergio Tamer

   Reza a tradição bíblica que se deve sempre homenagear os entes que já partiram e rezar por eles. A Missa que acaba de ser celebrada pelo Padre Abraão Collins, é uma abençoada união em oração que os familiares e amigos de JOÃO BATISTA ERICEIRA exprimimos, rogando a Deus que ilumine a sua nova dimensão, no plano espiritual.

   Dizia o poeta que “a morte nos ensina a transitoriedade de todas as coisas”. JOÃO BATISTA ERICEIRA nos instruiu sobre a perenidade dos valores do Ser e da alma.  

   O dileto amigo e professor JOÃO BATISTA ERICEIRA construiu toda a sua vida, pessoal e profissional, pautada na retidão e na ética, procurando sempre, com a generosidade da sua humanidade, com o exemplo de sua conduta, com o seu vasto conhecimento e cultura, transmitir, apoiar, incentivar e abrir caminhos, sobretudo aos seus alunos, que cumprimentava e ouvia com interesse sincero. E sempre que necessário, dispunha de uma palavra motivadora e amiga a todos que com ele tiveram o privilégio do convívio.

   Após a sua passagem em diversos cargos da administração pública, foi na Universidade Federal do Maranhão onde o consagrado mestre terá desenvolvido, especialmente na área acadêmica, a sua mais profícua contribuição à cultura jurídica do Estado, professor que foi de sucessivas gerações. Some-se a essa sua brilhante atuação docente a dedicação inestimável que deu à Ordem dos Advogados, como Conselheiro Estadual, Conselheiro Federal e Diretor da Escola Superior da Advocacia, dentre outras atividades.

   Com desmesurado espírito público, criou e dirigiu inúmeras instituições, a exemplo da Associação Maranhense de Advogados, da Academia Maranhense de Cultura Jurídica Social e Política, além de ter ajudado a fundar o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública e a Escola de Governantes.

   Foi Professor de Filosofia do Direito e de Sociologia Jurídica, com dezenas de obras publicadas, sendo de todos conhecida a sua erudição e sua vasta cultura – a par da sua simplicidade no trato diário com os colegas e de sua verve sempre inteligente e apreciada.

   JOÃO BATISTA ERICEIRA cultivava a humildade, própria dos grandes sábios!  Era ele o homem do pensar e do fazer pensar; da filosofia e do direito. Equilíbrio e sabedoria foram as características marcantes do emérito Professor Ericeira que enquanto viveu, espargiu .as luzes de sua fulgurante inteligência legando ao Maranhão, e ao Brasil, onde era festejado em vários Estados da Federação, uma obra inestimável.

   Respeito, admiração e reconhecimento é o que todos temos pelo muito que representou o seu labor imorredouro e sua marcante personalidade. Respeito, ainda, pelo seu caráter ilibado; admiração, pela sua imensa sabedoria; e reconhecimento pelo elevado mérito de seu legado em prol da cultura social e jurídica de nossa terra.

   A sua vida foi plena de realizações, mas também de enormes desafios e embates, e ela terá sido, seguramente, o maior de todos os seus livros…

   Professor JOÃO BATISTA ERICEIRA:

   Ao expressarmos, aqui, o nosso sentimento de gratidão, de emoção e de saudade, pedimos a Deus, em preces, que Seus Anjos de luz te acompanhem pelos caminhos da eternidade!!