CECGP

Notícia

Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública

“Lord Cochrane e a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil” – com textos de Sergio Tamer, Josué Montello e Rossini Corrêa.

História e memória / Evento do dia 22/09/2022
O Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública (CECGP), e a SVT Faculdade, associados à Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política (AMCJSP), à Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ) e à Casa de Cultura Josué Montello, lançaram a obra “Lord Cochrane e a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil”, alusiva ao Bicentenário da Independência com textos de Josué Montelo, Rossini Corrêa e Sergio Tamer.

O Maranhão levou quase um ano para aderir à nossa emancipação política, o que ocorreu somente em 28 de julho de 1823 em função da forte ligação que tinha diretamente com Lisboa. A história maranhense se insere, assim, na história da Independência brasileira de forma muito significativa e importante, onde a figura ainda hoje polêmica de Lord Cochrane  causa controvérsias entre alguns historiadores brasileiros e, particularmente, os do Maranhão, que não lhe poupam referências depreciativas em que pese a sua atuação decisiva para a consolidação da Independência do Brasil e para a adesão do Maranhão, o que o fez merecedor, pelas mãos de D. Pedro I , da grã-cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul e o título de “Marquês do Maranhão”.

 A obra apresentada, segundo o seu organizador, o advogado e escritor Sergio Tamer, “propõe uma nova reflexão sobre esses fatos históricos, especialmente relacionados à conflituosa anuência maranhense”, ciente de que o resultado dessa pesquisa “navega na contramão de tormentosa e injusta corrente majoritária”.

O evento ocorreu na quinta-feira, dia 22, no auditório da SVT Faculdade, e contou com as palestras de Sergio Tamer e Rossini Corrêa.

O livro está a venda ao público, na Livraria AMEI, do São Luís Shopping e por meio do site www.cecgp.com.br.

Fotos: acervo amcjsp
# TBt
#200 anos da Independência do Brasil