CECGP

O VÍRUS DEMOCRÁTICO – por Paulo Tamer

BOLSONARO VERSUS STF

“…A China, com seus métodos não democráticos, controlou a pandemia; países democráticos da Europa também controlaram a pandemia mais rapidamente, resultando que não é possível estabelecer uma relação direta entre o regime político do país e o combate à Covid 19…”

(Prof. Leonardo Auritzer)

 

A Covid 19 nos apresentou uma crise global da democracia, com o surgimento de líderes populistas, que embora eleitos democraticamente, se prendem em atacar instituições democráticas. Sem contar que alguns líderes mundiais, ganharam mais poder com o surgimento da pandemia.

Junto com o avanço da Covid 19, observa-se também o surgimento de outro vírus, até mais perigoso, o ataque desenfreado à democracia através de episódios e manifestações antidemocráticas. Os ataques às instituições, imprensa, cidadania e ao Estado Democrático de Direito, orquestrado por uma minoria que, mesmo quando o país deveria estar unido, com o fim de enfrentar a pandemia da corona vírus, relativizam as vidas perdidas na tentativa de enfraquecer a democracia.

A Covid 19, a despeito de ter infectado indistintamente, as mais diversas classes sociais, como também ser letal de mesma forma, aprofundou também as desigualdades sociais já existentes no país, levando alguns a necessitar do auxílio emergencial, patrocinado pelos governos federal e estaduais, enquanto outros foram mais severamente atingidos com a perda de empregos ou fechamento de seus negócios. Isto, sem dúvidas, deve-se ao cabo de guerra provocado pelo Supremo Tribunal Federal, entre o Governo federal e os estaduais, no que tange às medidas de controle do avanço da pandemia. 

Não podemos deixar de frisar, ainda, o favorecimento que esta pandemia trouxe à corrupção praticada por alguns governantes, em nome do controle e combate a mesma.

Por tudo isso que nos leva a reflexão: “Que País é Este?”…

 

Paulo Estevão Tamer

Delegado de Polícia Civil, aposentado

Advogado OAB/Pa.

Membro da Escola Superior de Guerra

Pós-graduado em Segurança Pública (executive MBA) – Faculdade Candido Mendes

Curso Superior de Polícia, Pós Graduação “Latu Sensu”, pela Universidade  do Estado do Pará

Especialista em investigação de crimes de extorsão mediante sequestro (Acadepol SP)

Especialista em gerenciamento de crises, controles de operações especiais e detecção de ameaças; formado pela national Tactical, Offcers Association

Consultor Técnico em Segurança Pública e Privada

 

 

 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Rolar para cima