CECGP

Notícia

Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública

MESTRANDOS DA PORTUCALENSE APRESENTAM TRABALHOS NO I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO

  

I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO NA PORTUCALENSE FOI UM ÊXITO

 

 

Sob o tema “Cidadania, Desenvolvimento Sustentável e Globalização” o I Encontro Luso-Brasileiro, realizado pela Universidade Portucalense, em parceria com a UnoChapecó e o CECGP, nos días 17 e 18 de novembro, se revestiu do mais completo éxito.

Esta foi a primeira edição de um evento informal de partilha de experiências, processos e resultados do trabalho científico de investigadores, portugueses e brasileiros, conforme explicou o profesor André Pereira Matos, da Universidade Portucalense, um dos coordenadores da magna conferencia. “Foi um encontro com contributos do Direito, das Relações Internacionais, da Ciência Política, da Economia, da Informática e da Psicologia”, – disse André Matos –  “numa troca de conhecimentos que proporcionou o reforço das redes de contatos e da construção de parcerias de trabalho”.

O I Encontro foi aberto pelo magnífico reitor da Universidade Portucalense, professor Alfredo Marques, que enalteceu a importancia desses encontros para estreitar as relações acadêmicas entre instituições voltadas à pós-graduação,  seguido pela diretora da Faculdade de Direito, professora Manuela Magalhães que discorreu sobre a importancia do proceso de globalização para o livre trânsito das ideias no mundo académico. Falaram ainda na abertura os representantes da Unochapecó e do CECGP, além do coordenador do Instituto Jurídico, profesor Caramelo Gomes.

O CECGP se fez representar por seu presidente, professor Sergio Tamer, por sua diretora administrativa, Silvânia Tamer, e pelos alunos de pós-graduação conducente ao mestrado, Anádia Quinzeiro, Carolina Moraes Estrela e James Piloto, todos muito bem recebidos pelos professores da Portucalense Mónica Martinez, Fernanda Rabelo, Dora Alves e André Matos.

Os alunos do CECGP-Portucalense Carolina Moraes Estrela e James Piloto, participaram do painel sobre “Meio ambiente e sustentabilidade”, ocasião em que apresentaram os trabalhos relacionados aos seguintes temas, respectivamente: “A gestão dos residuos sólidos como instrumento de desenvolvimento sustentável”; e, “A globalização e o seu impacto no desenvolvimento sustentável das nações subdesenvolvidas”. Já a mestranda Nádia Quinzeiro apresentou o trabalho sob o título “Direito de Aposentadoria da Mulher sob a perspectiva de Gênero”. Todos foram muito cumprimentados por suas apresentações.

O presidente do CECGP, Sergio Tamer, apresentou um comunicado versando sobre “Estado social e democracia de direito no Brasil”, além de ter presidido como moderador o painel sobre “O Direito, a Justiça e a Cidadania Global”.

O promotor de Justiça do Maranhão, professor Carlos Henrique Vieira, também presente ao evento, apresentou um aplaudido trabalho sobre “O Ministério Público brasileiro e o direito à informação”.

Ao todo, o evento contou com discussões e debates em torno de 4 painéis.  A comissão organizadora esteve constituida pelos seguintes professores doutores das 3 instituições responsáveis pelo I Encontro: André Pereira Matos, Daniela Castilhos, Dora Alves, Ernani Contipelli, Manuela Magalhães Silva, Sergio Tamer, Silvana Winckler e Gil Maia .