Trump faz provocação à ONU numa rede social
Poucos dias após a aprovação pela Organização das Nações Unidas (ONU) da resolução contra os assentamentos de Israel na Cisjordânia, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a instituição, que classificou com um "clube".
Washington – Poucos dias após a aprovação pela Organização das Nações Unidas (ONU) da resolução contra os assentamentos de Israel na Cisjordânia, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a instituição, que classificou com um "clube". As informações são da Agência ANSA.
Em seu Twitter, Trump disse que "as Nações Unidas têm um potencial grande, mas agora são apenas um clube para pessoas se reunirem, conversarem e se divertirem. Triste!" A mensagem foi publicada cinco dias depois do Conselho de Segurança da ONU ter aprovado – por 14 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção – a resolução que condena os assentamentos de Israel na Cisjordânia e exige a sua suspensão imediata.
Na votação, na última sexta-feira (23), os EUA, ainda sob administração do presidente Barack Obama, abstiveram-se.
Os Estados Unidos são os maiores aliados de Israel no Ocidente e, como integram, como membro permanente, o Conselho de Segurança da ONU, têm o poder de veto. Este, no entanto, não foi usado pelos EUA na ocasião, como é costume em resoluções que envolvem Israel.
Na própria sexta-feira o futuro presidente norte-americano já havia dito que "em relação à ONU, as coisas serão diferentes depois de 20 de janeiro", quando ele assumirá a Presidência dos EUA. ABr