Publicado em Portugal Digital
Lisboa – Milhares de advogados portugueses irão esta sexta-feira eleger o novo bastonário da Ordem dos Advogados, para suceder a Marinho Pinto, que liderou a organização nos últimos cinco anos. Os resultados deverão ser conhecidos este sábado.
As eleições para a Ordem dos Advogados, nas quais poderão votar cerca de 29 mil profissionais, têm seis candidaturas. Concorrem Elina Fraga, Vasco Correia, Jorge Neto, Jerónimo Martins, Guilherme Figueiredo e Raposo Subtil.
Estas eleições revestem-se de especial relevância, dado o mediatismo que há vários anos tem o Bastonário da Ordem dos Advogados e o peso que assume na sociedade portuguesa e na influência das políticas relacionadas com a Justiça.
A desburocratização dos tribunais em Portugal e a aceleração dos prazos processuais tem sido apontada por diversos empresários e gestores como um dos obstáculos que Portugal deve ultrapassar para poder atrair mais investimento privado.
Os vários candidatos, naquela que é uma das eleições mais disputadas de sempre da Ordem dos Advogados, pretendem que a instituição assuma uma postura de diálogo com o Ministério da Justiça, sem a tensão que nos mandatos de Marinho Pinto existiu.