A lista do Times Higher Education traz a Universidade do Porto e a Universidade do Minho, mas deixou de fora a Universidade de Aveiro, que figurou no ranking em outras edições. O topo é ocupado pelo americano California Institute of Technology.
Pedro Pinto
Lisboa – O ranking do Times Higher Education (THE) com as melhores universidades do mundo, um dos mais prestigiados, traz duas instituições de ensino portuguesas: a Universidade do Porto e a Universidade do Minho.
Os responsáveis pelo levantamento destacam o "fraco progresso" das duas universidades portuguesas nesta lista, conforme noticiou o "Público". Elas estão localizadas entre os lugares 350 e 400, de acordo com a estimativa, mas o THE não hierarquiza as universidades situadas depois da posição 200.
A Universidade de Aveiro, que figurou em outras edições, saiu do ranking de 2013. De um modo geral, as instituições da Europa sofreram baixas, enquanto as asiáticas é que têm se destacado. O Japão, por exemplo, tem a melhor representante da região, a Universidade de Tóquio no 23º lugar, e outras cinco instituições no ranking.
O topo do ranking continua, pelo terciro ano consecutivo, a ser ocupado pelo California Institute of Technology. O segundo lugar foi partilhado por Oxford e Harvard, enquanto a terceira posição ficou com a universidade de Stanford.
Um dos mais prestigiados levantamentos internacionais de ensino superior, o tankig do THE baseia-se em 13 indicadores, que avaliam desde a qualidade do ensino até a transferência de conhecimento e a internacionalização.
Publicado da Redação do Portugal Digital (http://www.portugaldigital.com.br)