CECGP

Notícia

Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública

Associação Maranhense de Advogados

Na próxima sexta-feira, dia 04 de abril de 2014, às 17 horas, no auditório da OAB/MA, será instalada a AMAD – Associação Maranhense de Advogados, uma instituição que tem como missões principais a defesa permanente das prerrogativas dos advogados do nosso estado, a luta por melhores salários e pela valorização desses profissionais, e a difusão dos institutos da mediação e arbitragem, enquanto sistemas alternativos de solução de conflitos.

A criação da AMAD é fruto da realização de um sonho meu e de um grupo de notáveis advogados, dentre os quais destaco o professor João Batista Ericeira, o Dr. Roberto Gomes, o Dr. Mauro Ferreira e o Dr. Sérgio Tamer, todos movidos pelo firme propósito de construir mais um valioso instrumento em favor da advocacia, mais uma voz em defesa dos advogados, que muitas vezes não são tratados da maneira como deveriam ser no dia a dia do seu exercício profissional.

Eu tive a felicidade e a honra de ser escolhido pelos meus pares como Vice-presidente dessa instituição tão nobre e importante, ao mesmo passo em que tenho orgulho de ser Conselheiro Seccional da OAB/MA, e sou testemunha viva de que neste Conselho debatemos mensalmente temas da mais alta relevância para a advocacia do Maranhão, tratando de forma democrática os assuntos mais caros aos advogados.

E a AMAD deve ser entendida como uma parceira da OAB/MA na luta em prol das prerrogativas dos advogados, como mais um instrumento, mais uma voz em defesa desses profissionais.

A Associação Maranhense de Advogados será presidida pelo ilustre Dr. João Batista Ericeira, professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, um dos nomes mais respeitados da advocacia maranhense, uma reserva moral incontestável em nosso meio, o que engrandece ainda mais a instituição.

A AMAD se comportará sempre com coragem, destemor e independência na luta em defesa da causa dos advogados do nosso estado, pois é preciso encarar os problemas que afligem a nossa classe, é preciso tocar o dedo na ferida, e inclusive apontar quem são os inimigos da advocacia, quem são aqueles que desrespeitam as prerrogativas e o valor dos advogados, e é preciso sempre criticar com responsabilidade, e também apontando soluções, construindo.

Um dos maiores problemas que maculam a dignidade da advocacia é a questão dos baixos salários pagos aos advogados empregados. Para que tenhamos uma ideia, um dos maiores escritórios de advocacia de São Luís paga um salário de apenas R$ 800,00 (oitocentos reais) para advogados que trabalham em tempo integral, em regime de dedicação exclusiva. Trata-se de um absurdo, de um salário aviltante, que ofende a dignidade do profissional, que, com a necessidade de sustentar a si e a sua família, se vê obrigado a se sujeitar a essa condição humilhante. Esse problema tem que ser enfrentado. É preciso coragem e independência para tanto, e esses são atributos que não vão faltar à AMAD.

Em entrevista recente à revista Veja, o atual presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Marcus Vinícius Furtado Coêlho, afirmou que existem advogados no nosso país que recebem a mísera quantia de R$ 20,00 (vinte reais) por audiência realizada. Isso é um acinte, um desrespeito, um problema sério, extremamente grave, que vai ser combatido pela AMAD.

A partir de agora, a OAB/MA passa a contar com uma valiosa parceira, e os advogados maranhenses passam a contar com uma voz abnegada, aguerrida e corajosa em defesa dos seus direitos.

Vice-presidente da AMAd, advogado Alex Murad, em saudações aos presentes

Vice-presidente da AMAd, advogado Alex Murad, em saudações aos presentes