Publicado em Folha de São Paulo
A Folha inaugura nesta semana uma série de debates sobre questões relevantes para o Brasil com um seminário de dois dias sobre mobilidade urbana, em São Paulo.
O Fórum de Mobilidade Urbana ocorrerá na quarta e na quinta-feira, em São Paulo, e terá a participação do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e do prefeito da capital, Fernando Haddad (PT). O evento será realizado no Tucarena.
Este será o primeiro de uma série de encontros que serão promovidos de forma regular pelo jornal com foco em assuntos relevantes para o desenvolvimento do país.
"Os Seminários Folha ampliam ainda mais o leque de conteúdos que o jornal disponibiliza aos seus leitores e anunciantes", diz Antonio Manuel Teixeira Mendes, superintendente da Folha.
"É natural que o jornalismo de qualidade da Folha sirva de mediador das grandes discussões que interessam ao leitor", diz Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal.
O crescimento da renda e do emprego no Brasil nos últimos anos foi acompanhado por um agravamento dos gargalos de infraestrutura, como a dificuldade de locomoção nas metrópoles.
Estudo recente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que o trajeto entre casa e trabalho nas grandes cidades do país está entre os mais demorados do mundo e, na maioria dos casos, a tendência é de piora.
A frota de veículos da capital paulista ganhou, em média, 650 novas unidades por dia nos últimos cinco anos, atingindo um total superior a 7,5 milhões de unidades em agosto de 2013.
A dificuldade de locomoção nas grandes cidades tem sido tema crescente de debate no país e contribuiu para a eclosão das manifestações sociais de junho.
Editoria de Arte/Folhapress
PROTESTOS
Segundo Murilo Bussab, diretor de marketing do jornal, os protestos de junho tornaram a importância do tema da mobilidade urbana ainda mais evidente, contribuindo para sua escolha como foco do primeiro seminário.
Além de Haddad e Alckmin –que farão a abertura dos seminários na quarta e na quinta, respectivamente–, o evento terá a presença de especialistas de diversas áreas relacionadas à mobilidade, como tecnologia, planejamento e urbanismo.
Entre eles, estarão o arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, os arquitetos Marcio Kogan e Raquel Rolnik (colunista da Folha).