CECGP

Notícia

Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública

“RISCO E VULNERABILIDADE: DESAFIOS À PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS”

Os professores Márcio Aleandro, Rute Barros, João Batista Ericeira e Sergio Victor Tamer com alunos da UFMA no CECGP, em mesa de debates sobre "RISCO E VULNERABILIDADE: DESAFIOS À PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS"

DEBATE SOBRE “DESAFIOS À PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS” REALIZADO NO CECGP SOB A COORDENAÇÃO DO PROFESSOR MÁRCIO ALEANDRO E DA PROFESSORA RUTE BARROS, LEVOU EM CONTA OS SEGUINTES ELEMENTOS:

         O ambiente atual das cidades brasileiras, em especial da região nordeste é de crescimento da mortalidade para crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

         Em dez anos o cenário regional (Nordeste) e nacional foram reconfigurados em relação às situações de riscos e desastres, não tendo sido observado uma resposta eficaz aos problemas enfrentados.

         Os pressupostos da proteção integral em substituição ao pressuposto da proteção irregular apontam para transformações profundas no campo das concepções, da linguagem e da produção da realidade social. No entanto, não podemos desconsiderar as violências produzidas pelo sistema econômico excludente e socialmente injusto. 

         As possibilidades emancipatórias tendem à elevação do nível de politização e ampliação dos espaços de participação democráticos, o reconhecimento da condição de sujeitos de direitos, bem como, o crescimento nos níveis de controle e participação social nas políticas públicas.

         A proteção integral é estabelecida como pressuposto para a efetivação de Direitos de Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência no Brasil como condição estruturante e nova perspectiva do pensamento jurídico configurado desde a Constituição Federal de 1988. Para além de mudanças restritas ao campo formal, o que se espera é uma ruptura paradigmática que produza um campo de abertura sistêmica capaz de potencializar a concretização dos direitos fundamentais.