Um seminário de Ciência Política sobre os 55 anos da operação civil-militar de 1964 – que resultou na ruptura da ordem constitucional do país e até os dias de hoje causa grande controvérsia, estudos e debates –, será realizado nesta sexta-feira, 5 de abril, às 16 horas, no auditório do CECGP, com a presença de conferencistas que abordarão o tema sob a temática maranhense.
A palestra de abertura será do professor João Batista Ericeira, cientista político, escritor e historiador. É mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Sua abordagem levará em conta a conjuntura política nacional e internacional que antecedeu a operação civil-militar de 1964; a participação dos EUA; as concepções de geopolítica vigentes entre a alta cúpula das Forças Armadas, que levava seus integrantes a pretender uma maior participação na vida política do país; e os direcionamentos e redirecionamentos do regime político instaurado após a intervenção militar.
Jhonatan Almada, historiador renomado, é reitor do IEMA – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Possui várias publicações e análises sobre o tema. Sua palestra será sobre “A chegada do movimento militar de 1964 no Maranhão”.
Raimundo Nonato Palhano, como professor e economista, sempre se dedicou a temas ligados ao direito de estado e à sociologia jurídica. É profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos nas áreas de educação, economia, história e ciências afins. Sua abordagem irá girar em torno da natureza econômico-política e suas consequências para o futuro do Maranhão.
Aberto à comunidade acadêmica, o seminário destina-se a estudantes e professores das mais diversas áreas do conhecimento, com entrega de certificado de participação. Os debates serão mediados pelo CECGP.
Programação:
“A OPERAÇÃO CIVIL-MILITAR DE 1964: O CONTEXTO MARANHENSE”
Seminário de Ciência Política
Auditório do CECGP, dia 5 de abril, às 16hs.
Promoção: Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública – CECGP e AMAd – Associação Maranhense de Advogados.
João Batista Ericeira – “A natureza civil-militar do Golpe de 1964 e suas implicações políticas no Maranhão”. Mestre e Doutor em Direito e Ciência Política. Professor do Programa de Pós-Graduação da SVT Faculdade e Coordenador do Núcleo de Ciência Política do CECGP. Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.
Jhonatan Almada – “ A Chegada do Movimento Militar de 1964 no Maranhão”. Especialista em historiografia maranhense. Reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA.
Raimundo Nonato Palhano – “Os impactos do movimento civil-militar de 64 na vida política, cultural e econômica do Estado do Maranhão”. Economista. Mestre em História. Diretor Presidente da Associação Maranhense de Formação de Governantes. Autor de pesquisas, estudos e ensaios sobre a sua temática de atuação.
SEMINÁRIO
“50 ANOS DO MOVIMENTO CIVIL-MILITAR DE 1964”
JUSTIFICATIVA
O Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública (CECGP) é uma organização que tem por objetivo fomentar a análise da realidade jurídica e sociopolítica nacional e internacional com especial atenção às questões dos direitos humanos, a ciência política e a gestão pública nas instituições dos países ibero-americanos, bem como, as relações entre estes, os Estados Unidos e os demais países da Europa.
Nesse sentido, propor o Seminário “55 ANOS DO MOVIMENTO CIVIL-MILITAR DE 1964” cumpre com a missão institucional do CECGP e oportuniza discutir um tema da mais alta relevância para a sociedade política e a sociedade civil na atualidade.
Abordaremos o movimento civil-militar de 1964 com o objetivo de questionar seu caráter, se golpe, contragolpe ou revolução, bem como, realizar um balanço sob a perspectiva dos direitos civis, políticos e sociais.
OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Discutir os 55 anos do movimento militar de 1964.
2.2 Objetivos específicos
- Discutir o caráter do movimento militar de 1964;
- Identificar os desdobramentos do movimento militar de 1964 no campo do Direito;
- Discutir o movimento militar de 1964 no contexto do Maranhão.
– Coordenador de Painel: CECGP
PREVISÃO DE PÚBLICO
35 pessoas
PÚBLICO-ALVO
Estudantes, pesquisadores, professores e operadores do Direito.
CARGA HORÁRIA
4 horas
INSCRIÇÃO
A inscrição será realizada on-line no período que antecede ao evento e durante o primeiro dia. A entrada é livre até completar os assentos.
CERTIFICAÇÃO
O certificado será enviado por e-mail aos participantes. O certificado terá a assinatura digital do Presidente do CECGP.